Você sempre soube que a Comunicação Interna é uma das responsáveis por trazer bons resultados para as organizações. Mas em tempos de “anywhere office”, ela se tornou ainda mais estratégica, um canal para criar bons vínculos com os colaboradores. Nosso #TimeApproach enxerga que a comunicação não pode mais ser unidirecional, apenas da empresa para o colaborador. Ela assume várias vozes e tons e traz um acesso à alta liderança que era inédito até o período pré-pandemia da Covid-19. Apresentamos aqui 4 pontos estratégicos, com esse novo mindset de Employer Branding e Experiência do Colaborador, que talvez você ainda não tenha parado para perceber.
1 Fortalecimento da Cultura Organizacional
Quando a organização vai para dentro da casa das pessoas, como fica a cultura e o ambiente de trabalho? A rotina dos colaboradores não é mais visível, então precisamos de um espaço de comunicação e diálogo que propicie a manutenção dessa cultura. Um bom programa de Comunicação Interna e de Employer Branding ajuda a manter a cultura e o bom clima organizacional vivos.
2 Motivação e Alinhamento Estratégico
Nossos funcionários não querem mais simplesmente ler e receber comunicados enviados pela empresa. Querem ser inspirados por ela. Através de bons programas de comunicação, principalmente com vídeos e testemunhos, podemos promover o alinhamento estratégico dos colaboradores com as ações e o propósito da empresa.
3 Engajamento e Influenciadores Internos
A aceleração digital e a curadoria atenta nos permite hoje identificar influenciadores genuínos, que refletem os valores da empresa e são porta-vozes internos. Através dessas novas vozes, empresas estão colhendo feedbacks e têm engajado mais as equipes, facilitando os fluxos de informação e opinião.
4 Acesso à Alta Liderança
A maior ameaça ao alinhamento e ao bem-estar dos funcionários é a incerteza. A falta de comunicação cria um vácuo que provavelmente será preenchido com boatos e informações distorcidas. Como a alta liderança das empresas pode se colocar de forma acessível, honesta e transparente com seus colaboradores? Como criar um ambiente propício ao diálogo e ao feedback em tempos de trabalho remoto? A resposta, mais uma vez, é a Comunicação Interna exercida de uma forma mais estratégica, com o viés de alinhamento e inspiração, e menos com a função de simplesmente informar, mas sim engajar.