Para grande parte das empresas, relatório de sustentabilidade e metodologia GRI são praticamente sinônimos. Segundo pesquisa do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), 87% das empresas que publicam reportes usam a metodologia em alguma de suas versões e graus de aplicação.
Criada pela Global Reporting Initiative (GRI), a metodologia, hoje unificada na versão GRI Standards, tem como objetivo auxiliar a comunicação de empresas e governos em tópicos críticos de sustentabilidade, dentre eles mudanças climáticas, governança, direitos humanos e impacto econômico, entre outros.
Confira a seguir cinco motivos que levam a maioria das empresas a usar a GRI em seus relatórios anuais, sejam eles integrados, de sustentabilidade ou de outros tipos.
É reconhecido globalmente
Em seus mais de 20 anos de existência, a metodologia GRI se espalhou pelo mundo inteiro. Reportar usando essa metodologia é uma garantia de que a estrutura e os indicadores (chamados na metodologia de itens de divulgação ou disclosures), sejam reconhecidos por investidores e outras partes interessadas em qualquer país.
Facilita a comparação dos resultados
Por ser usado praticamente em todos os países e setores, mantendo o mesmo conjunto de itens e informações, a metodologia permite com que a empresa possa comparar seu desempenho com outras empresas do mesmo país, setor ou com temas relevantes semelhantes, facilitando muito o processo de benchmarking.
Aprimora a gestão da sustentabilidade
A metodologia GRI não se resume a um formato para divulgação dos resultados. Pelo contrário, o principal objetivo é a melhoria da gestão por meio do reporte e da transparência. O Standard 103 é dedicado à descrição e avaliação da abordagem de gestão de cada um dos principais temas da sustentabilidade da organização.
Ajuda na identificação e gestão de impactos
Um dos principais exercícios proporcionados pelo relato da sustentabilidade usando a metodologia GRI é o de mapear os principais impactos (positivos e negativos) da organização, com foco na sua gestão e nos resultados sobre a sociedade e o ambiente, ao longo de toda a cadeia de valor. Entender seus impactos e como eles são gerenciados são o ponto de partida para uma gestão genuinamente sustentável de um negócio.
Identifica e engaja os públicos
Outra ação demandada pela metodologia GRI é o mapeamento e engajamento dos stakeholders, também conhecidos como partes interessadas, e que se constituem, para efeitos de comunicação, nos públicos do relatório. Entender quem são eles e estabelecer uma linha de comunicação é fundamental para que a empresa seja capaz de mapear seus impactos e estabelecer soluções que, de fato, sejam sustentáveis.
Com o objetivo de fazer com que os relatórios alcancem os públicos de forma mais ampla e efetiva, a Approach aplica a metodologia de campaignable reporting, que usa as diversas ferramentas de comunicação da organização para endereçar as mensagens-chave da sustentabilidade da empresa.
Como vimos ser reconhecida globalmente, facilitar a comparação e resultados, aprimorar a gestão da sustentabilidade e ajudar a mapear tanto os impactos como os públicos interessados faz com que a metodologia GRI seja a preferida globalmente e pelos clientes da Approach. Nossa equipe de especialistas presta toda a consultoria para identificação e adequação dos indicadores de cada empresa ao padrão do modelo.
Para entender melhor a importância de reportar a sustentabilidade da sua empresa e quais são as principais metodologias e ferramentas ao seus dispor, entre em contato com a gente.