Empresas alinhadas a causas são a característica de um nova economia, que surge orientada não apenas pelo lucro financeiro, mas pelos impactos que as organizações podem causar na sociedade e no meio ambiente. Adotar uma ou mais causas exige um movimento de diálogo com a sociedade, que é onde as causas estão, e descobrir quais delas refletem o propósito da organização. No momento em que o mundo, simultaneamente, convive com os efeitos de uma pandemia e trabalha para tornar real a Agenda 2030 (uma ambiciosa iniciativa global, e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) as empresas têm o papel fundamental de avançar na realização desses esforços e impedir retrocessos.
Nesta publicação, apresentamos os cases de cinco empresas que adotaram causas e as ações que desenvolveram para colaborar com elas. Essas ações são reais, consistentes e representam impacto real na sociedade. No entanto, os seus efeitos e a sua própria existência estariam ameaçados se as organizações não tivessem também um processo efetivo de comunicação, que garante o diálogo, o engajamento e o compartilhamento de boas práticas, entre outros resultados. Por isso, junto a cada uma das histórias, apresentamos ferramentas de comunicação de causas que podem ajudar a tornar o compromisso e as ações mais estratégicos e sustentáveis.
É justamente nesse ponto de encontro, entre a causa, o propósito, a sustentabilidade e a comunicação, que a Approach atua por meio do selo #Juntos, sua linha de trabalho voltada para a comunicação de causas. E é essa experiência e conhecimento que buscamos compartilhar por meio desta publicação. Que ela possa inspirar cada vez mais empresas e profissionais para adotarem causas, trabalhar por elas e comunicá-las de maneira transformadora.