Personalidades no Instagram, Anna Fasano, Francesca Monfrinatti e Nicole Pinheiro não foram paradas várias vezes nas ruas de Lisboa, na semana passada, por acaso. As três influencers atravessaram o Atlântico para gerar conteúdo e relacionamento digital para marcas portuguesas, em cinco dias de uma extensa agenda de compromissos. Ao serem reconhecidas por brasileiros que vivem em Portugal, tiveram a confirmação em tempo real de que estavam atingindo o público alvo da ação para qual foram contratadas.
Não é novidade que o Brasil descobriu Portugal. Pelos dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), órgão que controla a imigração, são mais de 85 mil cidadãos brasileiros vivendo no país com algum tipo de visto de residência. Esse número já é suficiente para dar ao Brasil o título de maior comunidade estrangeira. Mas ainda há os que moram em solo lusitano com dupla nacionalidade portuguesa ou de outro país da União Europeia. Somando tudo, a estimativa é de que cerca de 130 mil brasileiros vivem atualmente na terra do fado.
O que há de novo nessa onda de imigração brasileira – que não para de crescer – é que, diferente de outros períodos, dessa vez nota-se uma grande quantidade de pessoas qualificadas profissionalmente e com alto poder aquisitivo. O grupo de brasileiros que em outros momentos preferiam ter Miami e Nova York como moradia alternativa é o mais visado tanto por tradicionais marcas nacionais do segmento luxo quanto por investidores recém-chegados ao setor, que miram nos consumidores de alto padrão justamente apostando nos holofotes virados para Portugal.
MAS COMO FALAR COM OS BRASILEIROS QUE ESTÃO EM PORTUGAL?
Depois de estudar o mercado português e o comportamento dos expatriados, concluímos que havia uma oportunidade não só de atender às marcas locais que nos procuraram com a demanda como qualquer empresa que acompanha o crescimento da população brasileira em solo português e necessite falar com esse grupo. Com a experiência que acumulamos em quase 20 anos de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília com clientes de médio e grande porte, alguns inclusive com origem ou notável atuação em Portugal (como Rock in Rio, grupo Pestana, Athena Advisers, L’Oréal etc), abrimos um escritório em Lisboa e estamos criando alguns caminhos para empresas instaladas em Portugal – sejam brasileiras, portuguesas ou de outra nacionalidade – falarem com esse consumidor.
O primeiro “produto” que criamos para proporcionar essa conexão foi o Lisboa Luxury Tour: um roteiro por marcas que fazem parte do circuito sofisticado da cidade para ser percorrido por três influenciadoras brasileiras do segmento luxo. A escolha do tipo de ação se deu, em primeiro lugar, pela percepção de que os brasileiros mudam de país, mas se mantém fiel a seus hábitos – como as formas e fontes de consumir informação. Anna Fasano, Francesca Monfrinatti e Nicole Pinheiro foram selecionadas a partir de um mapeamento realizado pela Approach, que levou em conta não apenas a quantidade de seguidores, mas a afinidade dessa audiência com o público alvo das marcas parceiras. Influenciadoras digitais no segmento luxo, com foco em lifestyle e forte alcance nas classes A e B, as três apareceram como excelentes opções para, por meio de ações desenvolvidas pelos clientes em conjunto com a Approach, chancelar o conteúdo trabalhado. A compreensão dos parceiros e patrocinadores envolvidos em promover experiências de consumo que gerassem interações espontâneas contribuiu para que – como desejado nesse tipo de ativações – o conteúdo de suas publicações soasse natural e genuíno. Anna, Francesca e Nicole realmente se encantaram com as joias da Boutique dos Relógios e as roupas da Fashion Clinic. Deliciaram-se com os doces da Ladurée. E aprovaram com louvor o serviço de transfer de luxo da Uniq Driver Car, a classe executiva da Latam, no novo voo direto para Lisboa, e o conforto classe A do Tivoli da Avenida da Liberdade. Por fim, depois de conhecerem o melhor de Lisboa, ficaram tentadas a comprar um dos apartamentos que a Global Trust está vendendo para os brasileiros no luxuoso Martinhal Residence. Voltaram para casa com o desejo de retornar em breve e com uma geração de engajamento que faz merecerem um novo convite de trabalho.