Material voltado para profissionais da comunicação com o objetivo de sintetizar as melhores formas de abordar o tema
Sempre de olho nas melhores formas de comunicar assuntos que englobam saúde e bem-estar, a empresa global de saúde Novo Nordisk, #ClienteApproach, acaba de lançar o “Guia de Obesidade para Comunicadores”. A iniciativa teve apoio da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e da RedeComCiência. A autoria é da jornalista especializada em saúde e criadora do “Futuro da Saúde”, Natalia Cuminale.
O projeto é voltado para jornalistas, produtores de conteúdo e profissionais de comunicação, entre outros, e busca auxiliar esses profissionais no emprego das melhores práticas para lidar com esta doença que atinge tantos brasileiros. A obesidade é uma doença crônica e, segundo dados divulgados pelo IBGE, a proporção de pessoas que convivem com ela, na população com 20 anos ou mais de idade, mais que dobrou no Brasil entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Nesse período, a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2%, enquanto a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%.
Além de servir como bússola para jornalistas e comunicadores, o guia serve para empresas e organizações que queiram abordar o tema de maneira responsável, levando conteúdos relevantes para seus colaboradores e clientes, além de ajudar a combater o estigma associado à doença.
A publicação completa está́ disponível para download aqui.