O Que as Empresas Estão Fazendo Para Alcançar os Ods

imagem ods onu

Neste segundo texto sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), vamos citar iniciativas relacionadas aos últimos sete objetivos. Se você ainda não leu o texto anterior, nele estão citadas iniciativas inspiradoras de empresas e outras instituições relacionadas aos ODS de 1 a 10.  

ODS 11- Cidades e comunidades sustentáveis 

O City Fix Brasil é uma iniciativa de comunicação desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI) Ross Center, isto é, um centro de estudos ligado a uma ONG e completamente voltado para o tema cidades sustentáveis. A ideia por trás do City Fix Brasil é apresentar conceitos e conteúdo relacionados à sustentabilidade das cidades brasileiras de uma perspectiva positiva e com foco nas soluções que possam torná-las lugares melhores para viver. Na pauta, desenvolvimento urbano sustentável, mobilidade urbana, clima e governança, a partir de estudos, pesquisas e exemplos de boas práticas de cidades brasileiras e do restante do mundo. 

ODS 12- Consumo e produção sustentáveis 

Maior marca de franquias brasileiras, o Grupo Boticário também conta com o mais abrangente programa de reciclagem do país, dividido em quatro eixos, um para cada uma das principais marcas do grupo. Criado em 2006, o programa atingiu, em 2010, 100% dos pontos de venda e, atualmente, trabalha com 33 cooperativas parceiras. 

ODS 13- Ação contra a mudança global do clima 

O programa GHG Protocol é o método mais usado mundialmente para quantificar e gerenciar emissões de Gases do Efeito Estufa e apresentá-los em inventários. Criado pelo World Resources Institute (WRI), mas conduzido no Brasil pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, o GHG Protocol oferece em seu site publicações e ferramentas, como a planilha de cálculo de emissões, para qualquer empresa ou pessoa, independentemente de associação.    

ODS 14- Vida na água 

A Fundação Oceana é uma organização internacional, criada em 2001, com o objetivo de promover a preservação e a recuperação dos oceanos por meio de ações, de campanhas e da criação e aplicação de leis. No Brasil, por exemplo, a Fundação promove uma campanha para estabelecer limites para a pesca da tainha, de maneira a torná-la sustentável. Ao longo de sua existência, a Fundação Oceana ajudou a preservar e proteger mais de dois milhões de quilômetros de oceano. 

ODS 15- Vida terrestre 

A Fundação Grupo Boticário é hoje uma das principais instituições privadas de conservação da natureza no Brasil. Somente nas reservas de Salto Morato (PR) e da Serra do Tombador (GO) são conservados mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Ao mesmo tempo, a Fundação já apoiou mais de 1.500 projetos, que resultaram, entre outros ganhos, na descoberta de mais de 170 espécies animais e vegetais.  

ODS 16- Paz, justiça e instituições 

A Transparência Internacional é uma ONG global que ajuda países e empresas a lutar contra a corrupção e a fortalecer as instituições locais e nacionais, em busca de justiça social, realização de direitos e paz. Uma das suas contribuições recentes é o estudo Empresas e Integridade no Brasil, que analisa o combate da corrupção no ambiente dos negócios sob as óticas das empresas, dos governos e da sociedade civil. 

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação 

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil sem fins lucrativos que reúne empresas em prol da promoção do desenvolvimento sustentável. Para isso, busca articulação com os governos e com a sociedade civil, produz conteúdo voltado para a sustentabilidade e engaja seus membros e o setor empresarial como um todo em torno de questões estratégicas, como gestão da água, biodiversidade e mudanças climáticas, entre outras. Uma das iniciativas do CEBDS é o Prêmio  de Liderança Feminina, voltado para reconhecer o trabalho de mulheres e de empresas em favor dos ODS.  

Com esses sete exemplos, encerramos a nossa lista de ações inspiradoras voltadas para os ODS, mas esse é um assunto que voltaremos a tocar ainda muitas vezes. Para não perder nada, siga a gente no Facebook e no Linkedin

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro dos conteúdos assinando nossa newsletter.