Os atletas dos Jogos Olímpicos de Tóquio não contaram com a energia do público nas arenas. Pela primeira vez, as redes sociais foram os únicos meios para torcer, aplaudir e comemorar as vitórias. Isso rendeu um apoio ainda mais intenso e principalmente coletivo aos atletas, com impacto direto nas pesquisas e publicações online. Durante os vinte dias de competição, as buscas por itens relacionados a esportes aumentaram mais de 500%!
Enquanto os repórteres tiveram que manter o distanciamento dos atletas por medidas de segurança, as mídias sociais aproximaram ainda mais os protagonistas dos Jogos com o público e amplificaram a voz de vários deles. Nossa medalhista de prata Rayssa Leal, de apenas 13 anos, ganhou mais de 5 milhões de seguidores nas redes e garantiu a marca registrada de “Fadinha”. Termos como “Skate”, modalidade estreante em Tóquio, teve um aumento de 614% nas buscas desde o início de julho até o último dia 25. Já no Twitter, principal rede a gerar conversa sobre os Jogos, o termo teve um aumento de 290% em comparação ao período do início do ano.
Com muito bom humor, criatividade e até dancinha, o jogador da seleção masculina de vôlei Douglas Souza faturou mais de 2 milhões de seguidores em apenas uma semana, fazendo a cobertura dos treinos, bastidores e o dia a dia em Tóquio. Ao final da competição o atleta já garantiu mais 1,3 milhões, totalizando 3,2 milhões de seguidores só no Instagram.
O recorde não veio só com a primeira brasileira a ganhar duas medalhas em uma mesma edição olímpica, mas também com a explosão de engajamento e seguidores. Rebeca Andrade, além de emplacar uma alta de 500% nas buscas por “Baile de Favela” após sua apresentação, é recordista no pico de seguidores, garantindo mais de 2 milhões de novos usuários em 5 dias.
Outros atletas também se destacaram dentro e fora das arenas, como o skatista Kelvin Hoefler, a tenista Laura Pigosse e o surfista Ítalo Ferreira, que garantiram aumentos consideráveis em sua base de seguidores nas redes sociais.
Fechamos os Jogos com vinte e uma medalhas pro Brasil e com atletas influenciadores, que inspiram por meio do esporte e do conteúdo real, sem filtro, que são capazes de conectar e engajar a audiência.
Este insight contou com a expertise da equipe de monitoramento da Approach, que por meio do BuzzMonitor analisou os dados de janeiro a 9 de agosto de 2021.