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Rock in Rio

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CENÁRIO

Com 38 anos de trajetória e 22 edições, o Rock in Rio é cliente da Approach desde 2001. A Approach é responsável pela assessoria de imprensa há 20 edições, somando mais de 130 dias de magia, mais de 3800 artistas escalados, 11,2 milhões de pessoas na plateia e 12 milhões de fãs on-line impactados. A cada edição, o maior festival de música do mundo mobiliza toda alta liderança da Approach e uma equipe de mais de 40 colaboradores da agência nos dias de evento. Para organizar todo conteúdo, as réguas de comunicação do festival têm duração de um ano, período em que são trabalhadas datas e uma infinidade de informações relevantes do maior festival de música e entretenimento do mundo. Do anúncio das bandas às ativações dos patrocinadores, das operações de venda ao credenciamento da imprensa, cuidamos de todos os temas que envolvem a mídia nos relacionando, inclusive, com as marcas presentes no evento, fornecedores e órgãos públicos. Ao final de cada edição já começamos a nos preparar para a próxima. E o trabalho com a imprensa no Rock in Rio, sem dúvida, tem um capítulo bem especial, com uma operação ágil que entrega ideias criativas e inovadoras pelo time Approach Comunicação.

ESTRATÉGIA

A cada edição, junto com a direção da Rock World, a Approach estreita o relacionamento com a imprensa nacional e internacional, com o time de parcerias do festival, com as assessorias das empresas patrocinadoras e parceiras, com os órgãos públicos e com as gravadoras dos artistas que integram o line-up. Do Rock in Rio, nascem projetos que também contam com a atuação da Approach, como as edições internacionais: Rock in Rio Lisboa, Rock in Rio Madri e Rock in Rio Las Vegas. Já o The Town, festival de música, cultura e arte, dos mesmos criadores do Rock in Rio, realizado em Interlagos em setembro de 2023, começou a ser idealizado há três anos e desde o primeiro momento teve o olhar da Approach para ações com a imprensa. Ainda em 2020, foi produzido o primeiro conteúdo sobre o novo festival. Em 2021, a primeira grande coletiva de imprensa e, em 2022, um ano antes do evento, uma grande estratégia de comunicação foi colocada em prática contextualizando tudo o que o público encontraria nesta primeira edição do irmão mais novo do Rock in Rio.

RESULTADOS

O retorno de mídia espontânea alcançado pela Approach para o Rock in Rio, somando somente as últimas cinco edições realizadas no Brasil, alcançou impressionantes números, que ultrapassaram os R$ 12 bilhões. Em 2022, a 22ª edição bateu todos os recordes no trabalho realizado junto à imprensa, com expressivos R$ 5,1 bilhões de retorno computados nas mais de 80 mil matérias. Clique aqui e confira os bastidores e detalhes da Operação de Imprensa nos festivais: Meio & Mensagem.